terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Percorrendo o CENTRO HISTÓRICO - V


Nesta caminhada pela nossa cidade e depois dum hiato a fim de comemorar a elevação do Centro Histórico a património mundial, vou retomar o trajecto no local onde havia ficado, Capela dos Alfaiates.
Seguindo em direcção à praça da Batalha encontramos de imediato o Teatro Nacional de S. João.

Construído em 1794 por determinação de Francisco de Almada e Mendonça, foi inaugurado em 1798 para assinalar o aniversário do príncipe D. João, futuro D. João VI. Destruído por grande incêndio em 1908 é recuperado em 1911 sob o traço do Arquitecto Marques da Silva.. Inaugurado em 7 de Março de 1920 passa para as mãos de estado em 1992 sendo declarado monumento nacional em 2012.
Teatro Nacional S. João

Também na praça da Batalha encontraremos a imponente Igreja de Santo Ildefonso cujo actual edifício começa a edificar-se em 1709 e termina em 1730 sem as Torres Sineiras. Estas viriam mais tarde a ser construídas. 11.000 azulejos da autoria dre Jorge Colaço (1931) revestem a frontaria e os lados das Torres Sineiras.
Igreja de Sto.. Ildefonso

Detalhes das Torres Sineiras da Igreja de Sto. Ildefonso

Descendo a rua de 31 de Janeiro vamos ao encontro da Estação Ferroviária de S. Bento.
Foi edificada no início do Séc. XX no local exacto onde existiu o Convento de S. Bento da Avé-Maria sob projecto do arquitecto Marques da Silva.
20.000 azulejos do pintor Jorge Colaço revestem o belo átrio, ilustrando a evolução dos transportes e tanbém cenas da história e da vida rural, portuguesas.
Vista Geral da Estação de S. Bento

Painel de Azulejo representando Egas Moniz e família perante o rei de Castela

Uma cena da história de Portugal

Perspectiva do belo e único átrio da Estação

Perspectiva da gare de passageiros

Aqui nos quedaremos por hoje pois que a caminhada será bem longa e é preciso descansar. Até breve.


2 comentários:

  1. as fotos impecáveis, o texto, uma maravilha. em duas penadas dás uma bela lição sobre o Porto. Abraço, ficamos à espera da próxima.

    ResponderEliminar