terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Percorrendo o CENTRO HISTÓRICO - VIII


Já a noite havia caído quando terminamos a visita à renovada Igreja dos Clérigos. Nada mais haveria para visitar nesse dia.
Decidimos portanto iniciar um novo percurso num local adjacente aquele em que tínhamos ficado. O imponente edifício da Antiga Cadeia de Relação do Porto.

O que valerá a pena dizer sobre o edifício neste breve resumo é que a sua construção se iniciou em 1765 e teria terminado em 1796. Algumas figuras ilustres da sociedade da época por lá estiveram detidas, a saber, Camilo Castelo Branco e a sua paixão Ana Plácido bem como o Célebre Zé do Telhado.

Actualmente encontra-se lá instalado o Centro Português de Fotografia. Este organismo promove com regularidade cursos de fotografia nas suas várias vertentes, exposições de figuras de renome bem como é detentor de um fantástico espólio visitável no Museu da Fotografia instalado no seu interior. 

Na bela fachada norte podemos apreciar a Fonte do Olival que nos lembra a célebre Porta do mesmo nome que aqui se encontrava inserida na muralha da cidade.

Edifício da antiga cadeia da relação

Fonte da Porta do Olival

O destino será agora atingir os vestígios da muralha Fernandina que ainda podem ser apreciados junto a Miragaia. Pelo caminho observaremos mais alguns elementos que estão integrados no chanmado Centro Histórico.
Igreja de S. José das Taipas

Arquitecturas da época medieval

Casa onde nasceu Almeida Garrett

Antigo Clube dos Ingleses

Fontanário das Taipas

Casa dos Vilar de Perdizes

Casa dos Leites Pereiras

Brasão dos Leites Pereiras

Palácio de S. João Novo. Este palácio funcionou como hospital das tropas liberais e muito recentemente aqui esteve instalado o Museu de Etnografia e História. O largo onde se situa está prácticamente encostado ao que resta das muralhas, que se viriam a fechar com as restantes troços, ao longo do rio até à ponte Luiz I

Escadas do Caminho Novo
Quase paredes meias com Miragaia aqui podemos observar o que resta da muralha.

Por aqui ficamos hoje. A caminhada foi longa e muito mais haverá para vos mostrar.



1 comentário: