segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

" A ÂNCORA "


Deambulava eu junto à margem do rio, olhando o nível da água que havia baixado de forma pouco usual quando o meu olhar fixou algo algo estranho na paisagem.
Ali estava ela, quase invisível como que abraçada aos rochedos e às pedras não raras vezes totalmente submersas, atapetando o fundo do leito do rio.
Dir-se-ia que lutou denodadamente para não ser levada Barra fora quando o seu barco, ou navio, desgarrado pela força da corrente se teria desmembrado em pedaços sendo arrastado para o mar.


Olhá-la despertou a minha imaginação e dei comigo a pensar! Quantas viagens teria vivido? Quantas Borrascas e Tempestades teria vencido, Paraísos visitado e sofrimento de velhos Lobos do Mar acompanhado? A imaginação é fértil e o local favorece. 
Para admirá-la basta caminhar ao longo da margem direita do Douro em direcção à foz, encontrar o heliporto de Massarelos e bem próximo o local onde habitualmente andam recolhendo isco para a pesca. 



Ela ali está. Coberta de limo e lodo, resistindo a cheias, correntes e marés,  querendo talvez atestar que também foi aqui, nesta cidade do Porto e perto deste local ( cais do Ouro ) que se construíram parte das Naus e se formaram marinheiros que muito ilustraram a nossa história.








1 comentário: