sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Percorrendo o CENTRO HISTÓRICO - VI


Hoje é um dia histórico para a cidade do Porto. Terminadas que foram as obras de reabilitação e modernização do complexo arquitectónico IGREJA/Torre dos Clérigos, procedeu-se pelas 18 horas de hoje à inauguração da iluminação e das instalações com "pompa e circunstância".
Várias cerimónias que incluem música, actividades várias e visitas gratuitas fazem a festa. Só o tempo parece não querer colaborar.

Perante o que atrás está expresso decidi alterar o percurso que tinha delineado e sair de S. Bento em direcção aos Clérigos. De caminho vou passar pela Estátua Equestre de D. Pedro IV e pela curiosa igreja de Nª Sª da Silva integradas também no considerado Património Mundial.


Estátua Equestre de D. Pedro IV da autoria do escultor Célestin Anatole Calmels inaugurada em 19 de Outubro de 1866.  encontra-se na Praça da Liberdade e mostra o rei segurando o documento representativo da Carta Constitucional de 1826. Na base do monumento, dois baixos relevos representam o desembarque em Mindelo e a entrega do coração de D. Pedro à cidade do Porto.

Capela de N.ª S.ª da Silva

Neste edifício, rua dos Caldeireiros 102, funciona desde o Séc. XV a confraria de Nª. Sª. da Silva. A capela com o oratório encontram-se no 1º andar onde se podem admirar imagens de Nª. Sª: da Silva, S. João Baptista e S. Baldomero.Junto à capela existia uma albergaria e todo o conjunto era à época administrado pelos Ferreiros, Caldeireiros e Azoleiros da cidade


Chegamos finalmente ao destino de hoje. Famosa pela pela sua Torre e não só a Igreja dos Clérigos é um edifício de traço Barroco cuja fachada e torre foram projectadas pelo arquitecto Italiano Nicolau Nasoni


A Igreja foi aberta ao culto ainda em fase de acabamento (1748). Depois de várias intervenções para alterar e remodelar o projecto inicial. Foi dada como integralmente concluída em 1779


Perspectiva nocturna do belo conjunto arquitectónico.


Sabe-se desde sempre que o famoso arquitecto Nasoni, aquando da sua morte foi sepultado no interior da Igreja sem nunca se ter conseguido apurar o local exacto. Durante estas recentes obras de restauro um levantamento acidental do soalho, revelou uma cripta desconhecida onde foram encontradas cerca de 11 ossadas. Prevendo-se que uma delas possa ser de Nasoni, serão agora efectuados exames arqueológicos rigorosos no sentido de desvendar mais um dos segredos da rica história da cidade.


A TORRE é considerada por muitos como o ex-libris da cidade. O projecto de Nicolau Nasoni foi construído entre 1754 e 1763 comportando 6 andares, 75 metros de altura e escada em espiral com 240 degraus. As obras de reabilitação hoje inauguradas facultam ao conjunto um museu, um centro interpretativo moderníssimo, elevador e acessos preparados para deficientes. 
Para o resultado de tudo isto vai o nosso APLAUSO com um convite a todos para uma visita.

Fica aqui mais uma vez o meu Até Breve



2 comentários:

  1. descrição e imagens magníficas. Parabéns por mais esta publicação, por todas que já deste a conhecer e pelas que aguardamos venham a aparecer. BFS, Abraço/Mário

    ResponderEliminar