Deixando para trás a Ponte Luiz I e as belas paisagens que dali se desfrutam, avançamos pela rua Saraiva de Carvalho para, ao fundo do largo 1º de dezembro visitarmos a Igreja e Convento de Santa Clara.
O acesso à Igreja e ao Convento faz-se através deste belo portal gótico.
Ao fundo, à direita o portal de acesso ao convento.
Em estilo renascentista este belo portal dá acesso à igreja de arquitectura gótica (Séc. XV) e em cujo interior podemos admirar o melhor exemplo de talha dourada do Barroco Joanino, executado no Século XVIII.
Ao fundo, à esquerda do átrio da igreja, encontramos uma passagem com acesso a um jardim e a uma escada que nos leva junto às ameias da muralha. Aqui poderemos admirar o rio, as suas margens e as pontes.
Porta de acesso a uma das torres da muralha.
Oposto a este conjunto encontra-se o Palácio dos Condes de Azevedo. Um belo edifício que se encontrava em estado avançado de degradação e neste momento está a ser requalificado para efeitos de habitação.
Alguns metros adiante, junto à antiga Porta do Sol encontramos aquele que talvez seja o troço mais completo do que resta da Muralha Fernandina dada como concluída em 1370. Fernandina de nome por ter sido terminada no Reinado de D. Fernando, embora a sua construção se tenha iniciado ainda no reinado de D. Afonso IV (Séc. XIV).
Terminamos esta página apresentado a imagem da Capela dos Alfaiates também chamada Capela de Nª Sª de Agosto. Existíu inicialmente em frente da Sé Catedral tendo sido posteriormente demolida e recontruída no Gaveto da Rua do Sol e Rua de S. Luís onde se encontra. Até breve.
Belissimo registo, composição primorosa enquadramento, luz cores, texturas, tudo no seu melhor!!! Parabéns
ResponderEliminarBelo Trabalho.
ResponderEliminar