terça-feira, 7 de junho de 2022

A IGREJA de SANTA CLARA do PORTO - 02

Vamos continuar a nossa visita pela Igreja de Santa Clara não sem antes vos transmitir o que pensamos sobre algumas características do exterior e do interior do edifício.

No que respeita ao exterior e recuando ao capítulo nº 1 deste trabalho, podemos verificar nas imagens que o plano do restauro não respeitou a antiga arquitetura da Igreja. Um revestimento moderno que ocultou as pedras originais descaracterizou, quanto a nós, o estilo e a idade secular do edifício. Não sendo historiadores nem arqueólogos parece-nos contudo, sem critério e mesmo aberrante a alteração efetuada no exterior. 

A entrada na Igreja efectua-se por uma porta Barroca (1697 ) reformulada no Séc. XVIII com elementos renascentistas tais como Colunas Salomónicas e Capitéis Coríntios

Quanto ao interior, o trabalho desenvolvido pelas equipas envolvidas na obra pode ser considerado notável, permitindo finalmente apreciar toda a magnificência da talha dourada da primeira metade do SÉC. XVIII, que cobre a quase totalidade da área disponível ao nosso olhar.

Vamos às imagens:









Seguem duas imagens dos belos detalhes do tecto da Igreja



Por aqui ficamos hoje. Voltaremos amanhã com o 3º e último capítulo desta nossa visita. Fiquem bem e... atentos.





Sem comentários:

Enviar um comentário