domingo, 20 de outubro de 2019

CASA SÂO ROQUE - ( 01)


Encerrado há vários anos e apresentando fortes sinais de degradação o Palacete Ramos Pinto/Calém foi finalmente restaurado e aberto ao público neste fim de semana.

Pintado a rigor, exterior e interiormente recebeu uma nova designação, passando a chamar-se CASA SÃO ROQUE talvez pelo facto estar inserido no Parque Municipal com o mesmo nome.

Para visitar o imóvel será necessário adquirir um bilhete o que nos parece um abuso, na medida em que as salas se mantêm despidas de qualquer elemento decorativo e a exposição que lá se encontra, INVENTÓRIA de Ana Jotta, não nos parece que mereça entrada paga. 7 Euros entre os 18 e os 65 anos e 3.50 Euros para os restantes escalões etários num país que oferece 600 Euros de ordenado mínimo dá vontade de rir... para não chorar.

Casa São Roque não é Serralves e quanto a nós tem muito que andar para ganhar estatuto. Não tem nem pouco mais ou menos o nível do Museu Romântico, do Museu Soares dos Reis, Da Galeria Municipal Almeida Garrett ( onde não se paga entrada para visitar grandes exposições com prestígio nacional e internacional ), da Igreja de S. Francisco e do Palácio da Bolsa.
Serralves fica aquém com os seus 6 Euros para entrar.
Enfim... mais um tiro no pé da gestão municipal.

 Bom, deixemos as críticas para trás e vamos às imagens:













Amanhã terminaremos esta visita com detalhes do edifício e com os jardins. Fiquem bem.

1 comentário: