sábado, 30 de junho de 2018

Caves COCKBURN'S - (01)


Na programação que fizemos para os dias da OPEN HOUSE ficou definitivamente marcada uma visita às Caves de Vinho do Porto ( e actualmente também vinhos de mesa ) Cockburn's.

O motivo desta escolha tem a ver com os detalhes curiosos da sua fundação e também o facto se ser a única empresa que, ainda hoje, produz em Tanoaria própria os cascos onde armazenam os seus vinhos.
Por outro lado, muito embora as caves se encontrem na sua totalidade em Vila Nova de Gaia a cidade do Porto está intrinsecamente ligada a este produto pelo que decidimos colocar esta pequena reportagem no nosso Blogue dedicado à cidade.

Um pouco da história:

Fundada em 1815 por um soldado escocês que, após a guerra peninsular decidiu radicar-se em Portugal, a Cockburn's atravessa ao longo dos anos algumas vicissitudes até que em 2006 é adquirida pela família Symington, fortemente enraízada no Douro, trazendo  novo folgo à Cockburn's.

Preparada então para uma reabertura ao público, o que aconteceu em 2017 a empresa conduzida pela família Symington mantém as Caves no estilo tradicional. O Vinho repousa em em longos e quase intermináveis corredores sob extensas coberturas de madeira e telha.

A Cockburn's é hoje considerada a maior Cave de Vinho do Porto, proprietária da maior colecção de Barris de Carvalho e distingue-se pela tanoaria artesanal onde diáriamente se reparam os Barris, Pipas e Balseiros da Symington.

Como sempre captamos as nossas imagens que agora aqui colocamos à vossa análise:

Zona exterior da recepção



Detalhes do Museu

Detalhes do Museu

Detalhes do Museu

Os Balseiros

Os Barris

Um Balseiro


Terminamos aqui por hoje. Regressaremos amanhã com a 2ª edição desta visita.
Até lá. Fiquem bem.

1 comentário: