terça-feira, 28 de novembro de 2017

PARQUE BIOLÓGICO de GAIA - (01)


A evolução dos tempos, do modo e dos acontecimentos, levam a que este Blogue, criado e formatado para divulgar a cidade do Porto sinta a necessidade de expandir a sua influência a toda a área metropolitana.
Não raramente, eventos e acontecimentos de índole cultural e não só, apresentam vínculos ínter municipais pelo que não podemos nem devemos continuar bloqueados pelas fronteiras da cidade.

O blogue manterá as suas características essencialmente fotográficas mas hoje,e porque o Parque Biológico merece, avançamos com um pouco da sua história baseando-nos num texto produzido pela Wikipédia:

Um pouco de história:

O Parque Biológico de Gaia foi criado em 1983 com o objectivo de divulgar o tema da educação ambiental junto do público jovem e adulto.
A necessidade da existência do Parque manifestou-se durante os anos 70 quando escolas e outras instituições começaram a solicitar às Associações de Defesa do Ambiente e outros organismos de Conservação da Natureza a organização de aulas de campo e visitas de estudo.
Uma pequena equipa deu início ao projecto em instalações provisórias, rasgando e sinalizando caminhos, construindo instalações para animais, abrindo lagos, etc... etc...
A visita a vários centros europeus ligados à mesma área de interesses colmatou as falhas de experiência que existia na altura tendo sido concluído o Projecto do Parque Biológico, como já foi dito, em 1983.
A área do Parque foi ampliada para 35 hectares em 1977 para alargar instalações e preservar a identidade paisagística do local.
Dada a pressão imobiliária que envolve os terrenos limítrofes, a autarquia de Vila Nova de Gaia já inscreveu o espaço como Zona Protegida, no Plano Director Municipal.

Vamos passar agora às imagens que são a essência deste Blogue:















Bom... espero que tenham gostado. O Parque tem muito para oferecer quer no âmbito da saúde, do lazer, da cultura e da fotografia. Merece uma visita cuidada e demorada agora mais económica pois a entrada dos adultos baixou de 5 para 3 Euros. Seniores com + de 65 anos = 1 Euro.
Continuaremos logo que possível com a segunda.Há muito para mostrar. Até lá. Fiquem bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário