terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Templos Religiosos XVIII - IGREJA do CORPO SANTO de MASSARELOS (02)


Por motivos de ordem pessoal não publicamos ontem, como habitualmente, estas páginas contudo para que não ficassem muito afastadas da 1ª edição decidimos fechar hoje este tema relacionado com a Igreja de Massarelos.

Oferece-nos neste momento dizer que todo este património se encontra a cargo da "Confraria das Almas do Corpo Santo de Massarelos, fundada em 1394, (ano do nascimento do Infante D. Henrique) e para a qual os encargos de manutenção do templo se estão a tornar insustentáveis.
O telhado ameaça ruína e o interior pede restauro.
A Confraria vai desenvolvendo esforços e organizando eventos no sentido de angariar fundos para fazer face às despesas mas têm vindo a ser manifestamente insuficientes.

Quem sabe um dia o IPPAR ou a própria Autarquia da cidade venham a tomar medidas que ajudem a reparação deste verdadeiro monumento Nacional.

Passamos de imediato às imagens lembrando que as esculturas apresentadas são peças que se encontram no pequeno museu da igreja, algumas delas esperando o necessário restauro.
De realçar também o belo Painel de Azulejo que se encontra na fachada posterior representando o Infante e a epopeia dos Descobrimento












Assim termina hoje mais um dos trabalhos que temos vindo a dedicar às Igrejas da nossa cidade. Pretendemos continuar com este tema por mais algumas edições de forma a privilegiar no mínimo aquelas que têm mais impacto e importância histórica para a cidade. Até breve. Fiquem bem.





1 comentário: