sábado, 17 de janeiro de 2015

Percorrendo o CENTRO HISTÓRICO - XV

Terminada a visita à Igreja de S. Lourenço o objectivo apontava para finalmente descermos à Ribeira mas, num assomo de memória constatamos que por lapso, iríamos deixar para trás zonas a não perder.  Rapidamente alteramos o nosso rumo. 

Rua de Santana fora, fomos ao encontro do que resta da Porta ou célebre Arco, imortalizado na obra de Almeida Garrett "O Arco de Santana". 
Teria sido aqui que existiu uma Porta na muralha de acesso à cidade e um nicho onde se encontrava a imagem de Santa Ana com o menino ao colo, hoje guardada na igreja de S. Crispim.

Em seguida subimos para o largo de Penaventosa, seguindo depois pela rua de Penaventosa  e rua de S. Sebastião ao encontro da Capela do Senhor dos Passos onde decidimos efectuar uma pausa. Seguem as Imagens:

Ruínas do Arco de Santana e nicho de Santa Ana

Acesso ao largo de Penaventosa

Largo de Penaventosa

Perspectiva do largo de Penaventosa

Rua de Penaventosa em direcção à rua de S. Sebastião

Capela do Senhor dos Passos.

Após uma pequena pausa acedemos à Calçada de Vândoma através das escadas da Raínha

Escadas da Raínha

Junto à estátua equestre de Vímara Peres  duas soluções são possíveis para iniciarmos a descida para a Ribeira:

Entrar pela rua D. Hugo que nos leva até à capela de Nª Sª das Verdades, aproveitando para visitar a Casa Museu Guerra Junqueiro...

Casa Museu Guerra Junqueiro, na rua D. Hugo Nº 32

Estátua do Poeta da autoria do escultor Leopoldo de Almeida

... ou descer junto ao Paço Episcopal cujo acesso nos conduz também à capela de Nª Sª das Verdades.

Perspectiva ascendente da Rua D. Hugo

Ao lado da Capela de Nª Sª das verdades existe uma escadaria que nos conduz ao Arco das Verdades. Aí acedemos às escadas do Barredo  tomando então a direcção da Ribeira. Seguem as imagens:

Capela de Nª Sª das Verdades


Início da escadaria que nos levará numa próxima etapa até às escadas do Barredo, principal acesso à Ribeira. Brevemente faremos essa caminhada. Até lá.



1 comentário: