domingo, 19 de maio de 2019

PALÁCIO da JUSTIÇA da Cidade do PORTO

Integrada ontem no dia dos Museus, fizemos uma visita ao edifício do Palácio da Justiça onde se encontra patente ao público uma exposição de homenagem à mulher, a qual integra obras de pintura, escultura e fotografia de Sophia de Mello Breyner.

Projectado por Rodrigues Lima, o Palácio da Justiça foi inaugurado em 20 de Outubro de 1961 pelo então Presidente da República Almirante Américo Tomás.

No interior do edifício encontra-se disponível, para visita, uma sala transformada em museu onde podemos apreciar livros, documentos e utensílios que foram utilizados ao longo dos anos.

Dignos de nota são também os painéis a fresco da autoria do pintor Jaime Martins Barata que se encontram na grande sala de audiências, representando o Casamento de D. João I no Porto e a partida da Armada portuguesa para Ceuta.

Digna de referência especial é a estátua que se encontra no exterior, do lado esquerdo da escadaria de acesso. Trata-se de uma escultura de Leopoldo de Almeida que representa a Justiça.

Como já é hábito, vamos às imagens:



















Sala de Audiências


Painel representativo da partida para Ceuta


Painel representativo do Casamento de D. João I

Perspectiva lateral do edifício

Estátua que representa a justiça

E assim termina esta pequena reportagem. Esperando ter despertado o vosso interesse para uma visita, aqui deixamos o nosso Até Breve. Fiquem bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário