A Capela do Senhor D'Além, localizada na rua do Cabo Simão junto ao sopé da Escarpa da Serra do Pilar em Vila Nova de Gaia, foi construída em 1877 sobre as ruínas duma antiga Ermida que teria sido mandada construir em 1140 pelo à época, Bispo do Porto, D. Pedro Rabaldio.
Desde a sua fundação até aos dias de hoje ( cerca de 123 anos ) a capela viveu anos de glória e passou também por enormes vicissitudes que levaram o Episcopado do Porto, proprietário da mesma, a determinar o seu encerramento.
Fechada e abandonada, a Capela que sempre manteve alta visibilidade paisagística dado o local onde se encontra, começou a apresentar a quem para ela olhava um estado deplorável de grande degradação e ruína intoleráveis.
Dificuldades de entendimento por parte das entidades que poderiam ter um papel a desempenhar na conservação desta interessante capela, fizeram arrastar no tempo a necessária decisão que pudesse levar à sua reabilitação. Estes impasses resultaram em actos de vandalismo sobre o imóvel, tais como o roubo de dois dos quatro sinos, o roubo de inúmeros azulejos da fachada, portas e a destruíção do telhado.
Como nem tudo que começa mal acaba mal, em finais de 2020 a Câmara Municipal de Gaia decide em boa hora meter mãos à obra e recuperar esta magnífica capela.
Trata-se duma reabilitação e não dum restauro pelo que alguma da traça original bem como os materiais utilizados não correspondem ao que se esperava. Particularmente a Torre Sineira poderá chocar um pouco quando a compararmos à original mas, do mal o menos. O importante é que a Capela está de novo reerguida, com ar luminoso e esperamos que volte a abrir as suas portas à comunidade.
Aqui vos trago as imagens do Antes, do Durante e de Depois