Por motivos de ordem pessoal não publicamos ontem, como habitualmente, estas páginas contudo para que não ficassem muito afastadas da 1ª edição decidimos fechar hoje este tema relacionado com a Igreja de Massarelos.
Oferece-nos neste momento dizer que todo este património se encontra a cargo da "Confraria das Almas do Corpo Santo de Massarelos, fundada em 1394, (ano do nascimento do Infante D. Henrique) e para a qual os encargos de manutenção do templo se estão a tornar insustentáveis.
O telhado ameaça ruína e o interior pede restauro.
A Confraria vai desenvolvendo esforços e organizando eventos no sentido de angariar fundos para fazer face às despesas mas têm vindo a ser manifestamente insuficientes.
Quem sabe um dia o IPPAR ou a própria Autarquia da cidade venham a tomar medidas que ajudem a reparação deste verdadeiro monumento Nacional.
Passamos de imediato às imagens lembrando que as esculturas apresentadas são peças que se encontram no pequeno museu da igreja, algumas delas esperando o necessário restauro.
De realçar também o belo Painel de Azulejo que se encontra na fachada posterior representando o Infante e a epopeia dos Descobrimento
Assim termina hoje mais um dos trabalhos que temos vindo a dedicar às Igrejas da nossa cidade. Pretendemos continuar com este tema por mais algumas edições de forma a privilegiar no mínimo aquelas que têm mais impacto e importância histórica para a cidade. Até breve. Fiquem bem.