A Igreja dos Clérigos é um edifício Barroco projectado pelo arquitecto italiano Nicolau Nasoni e resultou no facto de à época a Irmandade dos Clérigos Pobres sentir necessidade de arranjar casa própria onde pudesse funcionar em pleno.
Depois de obtidos por oferta os terrenos necessários a construção, esta ficou decidida numa assembleia geral, presidida por D. Jerónimo Távora e Noronha em 31 de Março de 1731, tendo sido lançada a primeira pedra em 23 de Junho de 1732 na presença do arquitecto Nicolau Nasoni.
Devido a várias contingências ocorridas durante a sua construção, os atrasos inerentes relegaram a sua abertura ao público, ainda sem estar concluída, para 28 de Julho de 1748.
A decisão de se construir também um hospital e uma enfermaria para acorrer às necessidades dos irmãos bem como algumas outras correcções à estrutura já edificada, levou a que as obras só tenham sido dadas como integralmente concluídas em 1779.
Nicolau Nasoni, o arquitecto foi aqui enterrado e existem neste momento estudos destinados a avaliar se os seus restos mortais estão numa das 20 sepulturas que foram encontradas, numa cripta do Séc. XVIII, posta a descoberto durante as obras de restauro e requalificação que sofreu durante o ano de 2014.
Anexa à igreja encontra-se a Torre dos Clérigos. Trata-se duma Torre Sineira construída entre 1754 e 1763 sob projecto de Nicolau Nasoni.
Considerada por muitos como o Ex-Libris da cidade foi classificada pelo IPPAR como monumento nacional desde 1910.
As imagens dispensam legendas:
Foi um prazer poder apresentar-vos esta maravilha da nossa cidade. Outras nos esperam.
Até breve. Fiquem bem.