segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Templos Religiosos XVI - IGREJA de S. JOÃO BATISTA DA FOZ


A construção da Igreja de S. João Batista da Foz ter-se-ia iniciado com o lançamento da primeira pedra entre 1709 e 1712. Os registos da época, existentes, apontam para que tenha sido dada como terminada entre 1726  e 1727.

Trata-se portanto de uma Igreja do Séc. XVIII em estilo Barroco, possuindo um notável retábulo-mor que é considerado um dos melhores retábulos joaninos da cidade do Porto.

Para além do Altar Mor esta igreja apresenta oito altares laterais nos quais se observa um trabalho fantástico de talha dourada em estilo barroco.

Existe na fachada um nicho onde exibe a imagem de S. João Batista.

Seguem-se as imagens:

















Aqui chegados aproveito para me despedir de todos aqueles que me têm vindo a acompanhar ao longo das semanas, ( neste local, onde vou retratando a cidade do Porto como eu a vejo ) com votos de Bom Natal e a promessa de continuar.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Templos Religiosos XV - IGREJA da MISERICÓRDIA


Situada na Rua das Flores esta monumental igreja começou a ser edificada em 1555 e foi dada como concluída e benzida em 13 de Dezembro de 1559.

A sua longa história foi marcada por dois acontecimentos marcantes:
1 - Destruição da sua fachada por um relâmpago em 1628
2 - Revestimento do seu interior a azulejo em 1628

Votada ao abandono durante quase dois séculos entrou em avançado estado de degradação até que em meados do Séc. XVIII foi decidida a sua reconstrução.

Para o efeito foi então chamado o célebre arquitecto italiano Nicolau Nasoni que desenhou a sua imponente fachada em estilo Barroco com formas de Rócócó.

A sua reconstrução total foi dada como terminada em 1748.

Seguem as habituais imagens:








Bom, cá continuamos na senda dos templos religiosos da nossa cidade do Porto que, como todos sabem, está repleta de belos exemplares. Regressaremos na próxima semana. 
Até lá. Fiquem bem.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Tempos Religiosas XIV - CAPELA das ALMAS ou de SANTA CATARINA


Situada na baixa portuense, bem na esquina das ruas de Santa Catarina e de Fernandes Tomás a sua construção data do Séc XVIII.
Dividida em dois corpos foi o mais baixo sofreu obras de remodelação em 1801. Na frontaria à esquerda podemos observar a torre sineira.

Já no Séc. XXI ( 1929 ) procedeu-se ao seu revestimento com belos azulejos da autoria de Eduardo Leite ( 15.947 que recobrem 360 m2 ), representando passos da vida de S. Francisco de Assis e de Santa Catarina ambos venerados neste templo.

Seguem as habituais imagens.
















Na verdade esta capela é um ícone da cidade. Espero que tenham gostado das fotos.
Voltaremos na próxima semana. Fiquem bem.



segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Templos Religiosos XIII - IGREJA de NOSSA SENHORA da LAPA



Desde 1754 que o Padre Ângelo Sequeira, brasileiro e fundador da Irmandade pregava pela cidade do Porto com a intenção de construir uma capela em honra de N.ª Sª. da Lapa.

Recebendo em 1755 uma bula do Santo Padre Bento XIV e com o montante das esmolas dos fiéis que entretanto havia amealhado deu início à construção da dita capela.

Cerca de dois anos mais tarde a administração da irmandade decidiu construir uma nova igreja em substituição da capela.
Esta nova construção passaria por inúmeras vicissitudes dentre as quais a falta de recursos financeiros e as Invasões Francesas.
Teriam passado mais de cem anos até que a obra tivesse sido dada como concluída.

Existe na capela mor um monumento que alberga o coração de D. Pedro IV, doado à cidade pelo monarca em 1835 e ali conservado desde 1837.

Em 1995 foi adquirido um Orgão de Tubos que se tornou o ex-libris da irmandade. É um dos melhores e mais bonitos da Península Ibérica e tem proporcionado à cidade vários e excelentes concertos.








segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Templos Religiosos XII - IGREJA de NOSSA SENHORA DO CARMO e IGREJA dos CARMELITAS DESCALÇOS


Situado na rua do Carmo, o conjunto constituído pela Igreja dos Carmelitas Descalços e pela Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo está classificado hoje como Monumento Nacional.

A geminação das duas igrejas constituí panorâmica único e raro a nível nacional, com grande impacto urbano na cidade do Porto.

A implantação das igrejas lado a lado permite assim avaliar a evolução da arquitectura portuguesa ao longo dos Sécs. XVII e XVIII.

Construída entre 1619 e 1628 a igreja dos Carmelitas Descalços é bem o exemplo duma fachada Maneirista enquanto que a Igreja do Carmo, erguida entre 1756 e 1768 apresenta uma fachada em estilo Barroco Pleno.

Seguem as imagens:

Perspectiva do conjunto: Igreja dos carmelitas à esquerda e do Carmo à direita

Igreja do Carmo - Fachada

Igreja do Carmo, vista do interior

Igreja do Carmo, perspectiva interior

Igreja dos Carmelitas - Fachada

Igreja dos carmelitas, perspectiva interior

Igreja dos Carmelitas, perspectiva interior

Igreja dos carmelitas, perspectiva interior

Igreja dos carmelitas, Orgão de Tubos

Orgão de tubos da Igreja dos carmelitas, um dos mais belos da cidade.

E assim termina a edição de hoje dedicada a este belo conjunto religioso, único em todo o país.
Voltaremos na próxima semana. Fiquem bem.